Saiba como funciona a montagem de piso elevado em escritórios e porque é a melhor solução para otimização do ambiente.
A montagem de piso elevado é a grande solução para quem precisa estruturar cabeamentos, mas você sabe o motivo? Conheça mais sobre ele e quais são suas principais vantagens acompanhando a leitura deste artigo!
Relação de pisos elevados e cabeamento
Atualmente é possível encontrar no mercado uma verdadeira solução em piso para escritório, os chamados pisos elevados.
Com certeza você já entrou em algum escritório e notou a ausência dos diversos cabos necessários para o funcionamento dos aparelhos presentes no ambiente. Provavelmente você não notou que estava andando sobre um piso elevado.
Essa de longe é a principal dentre as vantagens do piso elevado em escritórios!
Os pisos elevados são parecidos com uma plataforma e sua principal característica é a distância de alguns centímetros do chão, o que gera um espaço bastante útil em ambientes administrativos.
Essa distância é garantida por placas modulares que são apoiadas em pedestais, e é aí que está a relação entre pisos elevados e cabeamento, pois ele deixa um espaço para instalação de todos os cabos e tubos necessários para que o ambiente funcione. Dentre eles cabos de informática, elétricos, telefônicos, de ar condicionado ou mesmo tubulação de água.
Por que essa é a solução em piso para escritórios?
Muito além do espaço estratégico para acomodar o cabeamento, os pisos elevados facilitam mudanças de layout e decoração de ambientes uma vez que possuem placas de fácil remoção e que podem ser reaproveitadas!
Além disso outra das inúmeras vantagens do piso elevado em escritórios é que facilita muito o processo de manutenção dos cabos e tubos, isso porque para fazer reparos é preciso apenas retirar as placas colocando-as novamente em seu lugar ao fim do serviço, evitando quebra de paredes ou outras abordagens.
Como escolher o piso ideal?
É importante saber que a instalação de pisos elevados é regulamentada pela NBR 15805/2015 e todas as especificações podem e devem ser consultadas nela.
Sabendo disso, a montagem do piso elevado deve seguir critérios baseados na necessidade do ambiente, ou seja, deve ser levado em consideração a quantidade de cabos para determinar qual será a altura do vão, o peso dos objetos que ficarão dispostos no ambiente e como é a circulação de pessoas e ainda se as cargas dispostas sobre os pisos serão distribuídas no ambiente ou estarão concentradas.
A resposta para essas perguntas levará ao material ideal que suporta com facilidade o peso necessário e colabora para o visual do ambiente.
Os principais tipos de pisos elevados são:
- Ardósia
- Concreto celular
- Metal
- Aço
- Termoplástico
- Monolítico
Além dessas opções, a fim de decorar o ambiente é possível dar acabamentos ao piso elevado com materiais como granito ou laminados e vinílico.
Solução em piso para escritórios
Agora que você já sabe como utilizar o piso elevado para estruturação de cabeamentos ficou mais fácil começar um projeto para instalação em sua empresa e até mesmo na sua casa!
Neste momento não exite em contar com nossa ajuda para atestar a qualidade da instalação e garantir total satisfação com resultado!
Nós da SSI Pisos Elevados somos especializados em montagem de piso elevado e temos as melhores opções para você. Acesse nosso site para fazer um orçamento.
Leia também: Piso elevado interno e externo: os melhores modelos para cada área